O Ensino Fundamental II, que abrange do 6° ao 9° ano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético, tendo em vista uma formação ampla.

Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno e aluno e aluno e professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Assim, o Centro de Formação Nogueira Mineiro se propõe a ser uma escola de formação e acredita que é de sua responsabilidade:

capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;

 

Coordenadoras: Maria Lúcia e Jocilene Moraes

planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia;

promover condições para que o aluno se aproprie dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio;

garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;

propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade;

desenvolver alunos que tenham confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ético e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;

garantir que o aluno se perceba como agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria;

capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.

desenvolver a cultura do voluntariado e da solidariedade através das ações sociais. 

 

1- Plano de Ação:

O Serviço de Orientação Educacional acompanha e dá suporte aos alunos em relação ao seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e comportamental. É um serviço de apoio aos alunos, não apenas para acompanhamento do rendimento escolar e da frequência, mas também quanto às relações interpessoais do aluno com colegas e professores, seu interesse ou desinteresse pelas atividades e todas as outras questões que dizem respeito ao seu bem-estar e desenvolvimento intelectual e emocional.

 

2- Formas de atuação:

Atendimento individualizado, permanecendo à disposição para atender alunos que procurem o serviço por iniciativa própria.

Atendimento coletivo, com o objetivo de trabalhar questões relacionadas à valores, convivência, estudos, sempre atuando de forma preventiva.

Pode também convidar o aluno a comparecer ao serviço de orientação, por indicação da equipe pedagógica e/ou responsáveis.

Encaminhar os alunos para avaliações com especialistas, de acordo com as necessidades observadas (aprendizado, comportamento, etc.)

 

3- Visão:

A Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrada em todo o currículo escolar, sempre encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosamente e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético e educacional.

 
Orientadora: Roberta Aragão